Facebook Metricool

Controle emocional voltado ao trade esportivo

Thumbail

Por mais que seja um assunto que muitos acabam relevando e deixando de lado, o controle emocional é primordial!  Aliás, ele é indispensável quando se trata do trade esportivo.

Ele é muito importante para a caminhada de qualquer apostador, principalmente no longo prazo! Como o próprio termo já indica não se trata de uma questão matemática, ou seja, é puramente emocional.

Ou seja, é uma questão de cada um e extremamente complexa e que ainda pode acarretar muito peso de uma forma geral.

Mas, calma! O objetivo aqui não é assumir um papel de um psicólogo ou ditar regras! A ideia é tentar revelar como se pode obter um controle das emoções diante do universo das apostas.

O controle emocional – um passo a mais para o crescimento no mundo do trade

Muitas pessoas tendem a pular esse assunto por achar que ele não é tão importante. Mas, provavelmente essa percepção tende a mudar com o tempo, principalmente no aspecto associado ao lucro, sabia?

Além disso, cada pessoa pode ter uma posição diferente sobre seu emocional. Entender isso é parte de um processo realmente importante. Naturalmente, alguns podem ser mais controlados emocionalmente de fato.

Entretanto, há quem não detenha esse controle e precise mudar determinados métodos e percepções. Ou seja, é preciso sim buscar conhecimento para aprender a controlar o emocional.

Nesse sentido, todo trade deve e precisa aprender alguns gatilhos, formas e até mesmo regras e formas de trabalho. Isso é vital quando ainda não temos o controle absoluto sobre os próprios resultados e ações no mercado.

E, por meio da disciplina é possível sim conquistar um controle para poder ser lucrativos. Com isso, torna-se possível buscar as estratégias e demais aspectos cruciais.

A consciência do dinheiro

A consciência do dinheiro se refere a entender o seu valor e a sua real necessidade. Isso envolve entender a importância dele, o quanto ele e necessário para sua sobrevivência e outros.

Mas, muitas pessoas não conseguem formar essa consciência logo de cara. Em alguns casos, tende a tratar o início da sua imersão nas apostas como algo que irá lhe render grandes valores.

Ou seja, são pessoas que se descolam da realidade. Por isso, é tão importante fazer esse exercício de consciência. Ou seja, ter um total técnico não somente técnico, mas também psicológico.

O segundo cenário é primordial para que mais adiante você seja capaz de obter lucros em um longo prazo.

O problema emocional é oculto

O problema emocional pode ser algo oculto. Em geral, um bom trader não transparece que ele é bom no aspecto emocional. O que fica muito visível é a qualidade técnica, tomada de decisão e outros pontos.

Ou seja, a questão emocional não acaba transparecendo. Nesse caso, a principal característica de um trader profissional é fazer com que os problemas emocionais passem de uma forma mais tranquila.

Como resultado, há três pilares que precisam ser explorados nessa questão:

·         Conhecimento

·         Gestão

·         Emocional

Entretanto, dos três, o que menos transparece (até por não ser tangível) é justamente o emocional. Provavelmente, é mais fácil apontar acertos sobre o conhecimento e a estratégia do que o controle emocional!

Portanto, podemos até mesmo dizer que o fator emocional é capaz até mesmo de afetar um trader profissional. Diante disso, se não houver um controle consistente, ele pode sentir que regrediu em suas experiências.

Isso porque ele pode afetar totalmente a sua sabedoria técnica e fazer com que um profissional tenha a atuação de um amador. Anulando até mesmo a sua sabedoria de gestão e acarretar grande perdas.

Além disso, isso pode desencadear a não aceitação de resultados – até mesmo das partidas esportivas. Por isso, uma soma de pequenos fatores pode estimular o “renegar” do que é um fato.

Em suma, o maior perigo da falta de controle emocional é o fato de que ele não é algo evidente! É saber lidar com frustrações e entender que a experiência pode ser uma grande aliada nesse processo.